Institucional

O Projeto Setorial Beautycare Brazil é uma parceria entre ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e tem como objetivo Alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor de HPPC (produtos acabados, ingredientes, embalagens, serviços e acessórios em geral), buscando alcançar 20% de aumento de resultados nos próximos 5 anos.

O trabalho deste projeto é direcionado para o incentivo e auxílio a empresas ainda não atuantes no mercado internacional, assim como apoio e suporte para empresas exportadoras, respeitando a suas estratégias individuais.

A parceria com diversas áreas de atuação da ABIHPEC voltadas ao setor de HPPC, nos permite estar sempre atentos ao comportamento de mercado interno e externo, incluindo análise e avaliação de interferências comerciais, barreiras tarifárias e não tarifárias, acordos e alíquotas internacionais, logística e aduanas, variáveis mercadológicas, econômicas e políticas, direcionando a realização das ações de forma a melhor atender o grupo de empresas participantes.

Propósito

Promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e seus correlatos.

História

Desenvolvido no ano 2000, o Beautycare Brazil teve a primeira ação comercial realizada em 2001, com consecutiva e crescente participação, coordenação e realização de ações diversas nos 05 continentes, entre elas destacam-se feiras internacionais, missões comerciais, projeto comprador, estudos de mercados, ações de capacitação, missões prospectivas.

2000

Assinatura do primeiro convênio com Apex-Brasil

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2004

Ajuste de branding do projeto para adequação à oferta exportadora das empresas participantes

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2005

Generalização de marca para apoio ao setor, sem especificação de categoria de produto

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2008

Ajuste de logomarca sem texturização, facilitando a aplicação de branding

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2010

Implantação da política de segmentação de empresas, considerando maturidade e competência exportadora

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2012

Inclusão da vertical insumos

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2017

Inclusão da vertical acessórios

Nova política de segmentação: reestruturação de competências exportadoras, incluindo cadeia produtiva

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2019

5 verticais:

  • Ingredientes;
  • Embalagens;
  • Serviços;
  • Acessórios;
  • Produtos acabados.

Ampliação de apoio à cadeia de valor do setor, com diferentes formatos e estratégias de atuação por vertical

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Sobre o projeto

Trata-se de um programa dinâmico, com estratégias voltadas ao atendimento e benefício do grupo de empresas participantes, com foco no mercado internacional.

Este trabalho inclui desde o planejamento, estratégia e mercados-alvo, até a definição quanto ao formato de apoio, calendário de ações e eventos do projeto, onde contamos com a participação e contribuição de todos os integrantes do grupo e, posteriormente, definições que são tomadas por um Comitê Gestor.

O acompanhamento e medição de resultados, é extremamente relevante para a operacionalização do projeto, possibilitando a avaliação frequente de metas, comportamento das exportações e possíveis interferências em cada mercado-alvo do projeto, possibilitando frequente validação dos eventos planejadas, assim como a aplicação de melhorias e ajuste de ações.

A ABIHPEC desenvolveu uma estrutura voltada exclusivamente para as atividades de promoção internacional. Assim, todas as empresas participantes poderão se beneficiar das atividades nacionais e/ou internacionais do projeto setorial, de acordo com o seu enquadramento no nível de segmentação do projeto, que define benefícios e critérios de acesso às ações e eventos do projeto, de acordo com a maturidade e competências internacionais.

Todas as informações estão descritas no documento completo do Projeto setorial Beautycare Brazil 2022-2023.

Quem pode participar?

O público-alvo do projeto Beautycare Brazil são empresas brasileiras que compõem a cadeia de valor do segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Produtos acabados

foco de atuação do setor HPPC, que representa maior número de empresas apoiadas e resultados do projeto.

Ingredientes

são insumos químicos ou naturais que fazem parte da cadeia produtiva de HPPC.

Embalagens

que poderá apresentar necessidades específicas em ações exclusivas para embalagens, assim como permear em eventos de produtos acabados e ingredientes.

Serviços

terão aderência em eventos voltados à ingredientes e/ou produtos acabados, dependendo do tipo de serviço prestado dentro da cadeia de valor.

Acessórios

grupo de perfis setoriais diversos, que podem ter aderência em diferentes eventos, em sua maioria quando o potencial comprador, distribuidor e/ou ponto de venda fazem parte do perfil de uma dos públicos-alvo indicados anteriormente.

É importante destacar que o projeto setorial apoia empresas de todos os estados brasileiros, independentemente porte e ramo de atividade, desde que sejam empresas ou indústrias que atuem dentro da cadeia de valor do setor de HPPC. Segue detalhamento do público-alvo que já manifestou interesse em adesão ao projeto setorial para esta proposta (lista não exaustiva – novos perfis empresariais podem ser avaliados para inclusão, desde que tenha aderência ao segmento, ações e eventos planejados):
  • • Produtos acabados, foco de atuação do setor HPPC, que representa maior número de empresas apoiadas e resultados do projeto;
  • • Ingredientes, são insumos químicos ou naturais que fazem parte da cadeia produtiva de HPPC. Apesar de menor número de indústrias em comparação à produtos acabados, representam a maior fatia de exportações (US$) do projeto setorial, fornecendo ingredientes de origem brasileira para empresas fabricantes de todos os portes e nacionalidades. Para exportações buscam o “decision maker” dos projetos de P&D ou o local onde é estabelecida a fábrica principal, caso a decisão de compra seja independente atendendo as oportunidades de consumo local (volumetria e regulamentos diferentes em determinados países);
  • • Embalagens, que poderá apresentar necessidades específicas em ações exclusivas para embalagens, assim como permear em eventos de produtos acabados e ingredientes. Assim como empresas de ingredientes, é um insumo da cadeia produtiva de HPPC e buscam “decision maker” dos projetos de P&D ou o local onde é estabelecida a fábrica principal;
  • • Serviços, terão aderência em eventos voltados à ingredientes e/ou produtos acabados, dependendo do tipo de serviço prestado dentro da cadeia de valor. Para esta proposta já será considerada a empresa que possui atividade voltada à serviços de Pesquisa Clínica e Laboratorial, oferece uma ampla gama de soluções de inspeção, auditoria e testes para produtos de consumo (Testes clínicos e laboratoriais, para avaliação de ativos, eficácia e eficiência de ingredientes em uma formulação, assim como testes de eficácia de produtos acabados;
  • • Acessórios, grupo de perfis setoriais diversos, que podem ter aderência em diferentes eventos, em sua maioria quando o potencial comprador, distribuidor e/ou ponto de venda fazem parte do perfil de uma dos públicos-alvo indicados anteriormente. Fazem parte deste grupo:
    • • Equipamentos eletrônicos (secadores, chapinhas) – negociados com distribuidores que geralmente compram produtos acabados;
    • • Mobiliário e equipamentos para salões de cabelereiros, clinicas de estética e Spas – aderência aos eventos destinados para empresas de produtos acabados (similaridade com equipamentos);
    • • Cartelas de demonstração de coloração – podem ser negociadas diretamente com fabricantes, seja em desenvolvimentos globais de vendas (marketing centralizado ou não), como também em fábricas ou terceiristas de colorações, como ou sem marca própria. Similaridade de perfil de compradores em eventos de produtos acabados;
    • • Self Sampling – displays e material de marketing específicos do segmento: material adesivo para revistas para demonstração de maquiagem e perfumes, totem de borrifador de fragrâncias e outros. Foco em eventos internacionais onde marcas premium buscam formas de divulgação de seus produtos e fragrâncias, assim como em eventos de produtos acabados, para apresentação de diferentes formatos de comunicação e divulgação de marcas;
    • • Terceirização de fabricação de produtos acabados – fábricas instaladas no Brasil, que terceirizam a linha de produção para exportação de produtos acabados com marca própria (produto final) ou fórmulas à granel, para posterior envase no país de destino.

Benefícios

Desconto para participação em ações e eventos do projeto;
Apoio nas diversas áreas de atuação da entidade, além do projeto setorial.

Custos de Participação

Os valores vigentes para contribuição anual e taxas de inscrições para participação em ações e eventos do projeto.

TIPO ASSOCIADA ABIHPEC PARTICIPANTE EXCLUSIVO PROJETO SETORIAL
Taxa anuidade do projeto setorial 2022
R$ 2.000,00
R$ 3.600,00
Feira Internacional

Área Compartilhado - PAVILHÃO
R$ 4.600,00
R$ 6.000,00
Área INDIVIDUAL PADRÃO - Pavilhão Brasil
R$ 7.100,00
R$ 9.000,00
Área INDIVIDUAL PREMIUM - Pavilhão Brasil
R$ 7.100,00
R$ 9.000,00
Feira Internacional

Área Customizada
R$ 1.650,00
R$ 2.200,00
Missão Comercial - Road Show
R$ 2.500,00
R$ 3.600,00
Missão Comercial - Rodada de Negócio
R$ 2.500,00
R$ 3.600,00
*ACESSO À TODOS OS SERVIÇOS oferecidos pela Associação

Contribuição social por CNPJ**
Acesso de serviços RESTRITO ÀS AÇÕES E EVENTOS APOIADOS PELO PROJETO SETORIAL

Documentos necessários para participação

  • • Termo de adesão ApexBrasil;
  • • Condições gerais ABIHPEC;
  • • Planilha de categorias;
  • • CNPJ (Situação Cadastral).

Como aderir

1º passo: Entrega de documentos para participação do projeto para fernanda@abihpec.org.br;

2º passo: A empresa deverá optar pela filiação ou não à ABIHPEC (para informações sobre filiação à ABIHPEC entre em contato com financeiro@abihpec.org.br);

3º passo: Pagamento de taxa de anuidade do projeto setorial;

4º passo: Entrega de ficha cadastral para segmentação (clique aqui para acessar o manual de segmentação da sua vertical) de empresas.

Para mais informações

Entre em contato

beautycarebrazil@abihpec.org.br